domingo, 26 de julho de 2009

FAXINAL DO BEBE 3



Pois é galera, no fim de semana que vem, estaremos indo pro Bepe, PRECISAMOS DA CONFIRMAÇÃO POR E-MAIL DE QUEM VAI, para poder organizar o carro que vai levar as bikes até no topo da montanha de Presidente Nereu e também poder saber o tamanho da ovelha que vou mandar preparar para nós quando chegarmos lá.( e é claro a quantidade de cerveja para a Fortunata por para gelar).
Sergio Luis Nehring

Alberto Contador é o campeão do Tour de France


O espanhol Alberto Contador, da equipe Astana, garantiu neste domingo a conquista do Tour de France, alcançando assim o seu bicampeonato na competição.

A 21.ª e última etapa - que não interfere na classificação geral - foi disputada entre Montereau-Fault-Yonne e Paris, e teve 164 km. A vitória ficou com o inglês Mark Cavendish, do Team Columbia. A segunda posição ficou com australiano Mark Renshaw, seu companheiro de equipe, seguido pelo americano Tony Farrar, da Garmin-Slipstream.

Campeão em 2007, Contador mostrou bastante regularidade para garantir sua segunda conquista. O vice-campeão deste ano foi o luxemburguês Andy Schleck, da Saxo Bank.

Retornando da aposentadoria, o americano Lance Armstrong, heptacampeão do Tour e companheiro de equipe do vencedor, ficou na terceira posição.

Entre as classificações complementares, o norueguês Thor Hushovd foi o melhor sprintista. Já a camisa quadriculada, dada ao melhor na montanha, ficou com o italiano Franco Pellizotti. Andy Schleck foi o melhor entre os mais jovens, enquanto a Astana foi a melhor equipe.

Fonte: www.estadao.com.br
Por: Márcio Dantas de Andrade
Data: 26/07/2009

O que levar na trilha

Itens indispesáveis na prática do mountain bike


Leve uma pochete pequena com remendos para furos no pneu, cola, lixa, espástula, bomba de ar, saca correntes, cabo de aço para marchas ou freios, jogo de chaves allen, de fenda e phillips, e alicate. Se possível, leve também uma câmara de ar reserva amarrada à bike.

Para os que gostam de pedalar à noite, a lanterna é ítem indispensável, com uma boa luminosidade para evitar surpresas e acidentes no caminho. Já os refletores na dianteira, traseira e nos pedais, são obrigatórios por lei.

Carregue também um quite de primeiros socorros com atadura, esparadrapo, gaze, band-aid e um spray anti-séptico.

Equipamentos de mountain bike

Há algumas diferenças básicas da bicicleta de mountain bike para a de estrada. Começando pelos pneus, que são mais grossos e possuem mais sulcos, que absorvem o impacto, têm maior aderência e dão mais controle em terrenos acidentados e enlameados.

Os amortecedores são para reduzir o impacto e dar maior controle da bicicleta. Os quadros são reforçados, principalmente em modalidades com saltos e quedas que exigem mais resistência do equipamento. O guidão também é mais alto, já que é mais importante o controle e o conforto do que a velocidade.

O aro é de 26” e reforçado, para que não amasse nos obstáculos e impactos. As marchas são maiores e mais leves para amenizar o grande esforço que o ciclista tem que fazer para andar em trilhas e estradas de terra.

Outros ítens como capacete, luvas e óculos são indispensáveis no mountain bike. No vestuário, camisa de tecido especial, como o “coolmax”, ajuda a evaporar a transpiração. A bermuda de tecido elástico, bem colada no corpo para não prender os movimentos, são acolchoadas para amenizar a dor em provas muito longas. Muito útil também, as sapatilhas fixam os pés ao pedal melhorando o desempenho.

Modalidades do Ciclismo


Competições de mountain bike
Conheça as diferentes formas de pedalar fora da estrada


Mountain bike, como o nome já diz, é a prática de andar de bicicleta em montanhas. A derivação do esporte gerou diferentes categorias, todas praticadas em terrenos naturais. São elas:

Cross Country

Provas de velocidade disputadas em circuitos fechados, onde se dá várias voltas, normalmente com mais de 30 km. Praticado em variados tipos de terrenos, com obstáculos naturais, e pode ter trechos de estrada de terra ou até trechos curtos de asfalto.

A bike deve ser leve, porém resistente, pois os terrenos são acidentados. Exige um grande preparo físico para as pedaladas longas e pesadas. As velocidades não costumam passar dos 50 km/h.

Trip Trail ou Maratona


Semelhante ao cross country, mas o percurso é realizado de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo da largada. Caso seja um circuito fechado, os ciclistas só completam uma volta.

São provas longas, que exigem muita resistência física e bom preparo psicológico. Algumas provas muito longas, chamadas também de maratonas, podem durar dias. No Brasil, temos a Iron Biker, o Big Biker e o MTB Trip Trail Ecomotion.

Downhill

Competições realizadas em um percurso só de descidas, em terreno íngreme e irregular, e trechos muito técnicos passando por raízes, pedras, saltos, degraus, e outros obstáculos. As distâncias são curtas, em média 4 km, e a velocidade pode chegar a 80 km/h.

Os ciclistas realizam o percurso individualmente, e é feita a tomada de tempo. Vence o mais veloz. Por ser uma modalidade que apresenta situações de risco, exige acessórios de proteção como capacete fechado, joelheira, caneleira, cotoveleira, colete e macacão comprido.

A bike de downhill deve ter duas suspensões, pneus grossos, freio a disco, e normalmente são pesadas, podendo chegar a 20 kg.

Existe também o uphill que é um percurso só de subidas, que exige uma bicicleta leve. Pode ser praticado com bikes de cross country.

Dual Slalom e 4x

O percurso, em terreno inclinado, possui bandeiras por onde o atleta deve passar, fazendo muitas curvas fechadas. No dual slalom, dois competidores correm em pistas paralelas, e no 4x, quatro ciclistas disputam em uma única pista.

Trial


A pista é toda composta de grandes obstáculos como latões, muros, mesas altas, escadas, cavaletes e carros, que o atleta deve pular com a bicicleta. O competidor começa com determinada pontuação, que vai perdendo conforme encosta os pés no chão.

A bicleta de trial tem o quadro pequeno e reforçado, freio hidráulico, protetor debaixo da coroa, aros menores e pneus mais vazios que permitem quicar. O pneu traseiro não possui câmara e é mais largo para dar impulso.

Bicicross ou BMX

Provas disputadas em um circuito fechado, onde se dá diversas voltas. Possui obstáculos como saltos e curvas de parede. As bicicletas são menores, de aro 20”, e os competidores geralmente são jovens.

Enduro de Regularidade


Disputada em trilhas, normalmente em duplas, os competidores seguem uma planilha que contém as referências do percurso que deve ser seguido, e os dados que indicam a média horária estipulada pela organização para percorrer os trechos. Todos os competidores iniciam com zero ponto e irá acumular pontos de acordo com seus atrasos e adiantamentos. Vence o mais regular, que terá menos pontos.

Estrada

Praticado no asfalto, em bikes especiais super leves e de aerodinâmica arrojada, o ciclismo de estrada, ou o speed, é um dos esportes mais populares do mundo. As provas podem ser realizadas em estradas, como o Tour de France, mundialmente conhecido pela sua longa distancia e vários dias de duração. Ou em circuitos fechados e velódromos, como a prova ciclística nove de julho, uma das mais tradicionais do ciclismo brasileiro. Aqui o objetivo é sempre o mesmo, ser o mais rápido e primeiro na linha de chegada. Resistência e explosão, em alta velocidade.




Tour 2009 - 19ª Etapa: Mark Cavendish ganha pela quinta vez



Por José Carlos Gomes - Jornal Ciclismo/Portugal
Num dia de tréguas na luta pela camisa amarela, a 19ª etapa da Volta a França assistiu a mais um duelo de sprinters, com o desfecho do costume: o britânico Mark Cavendish (Team Columbia-HTC) foi o mais rápido, superando o norueguês Thor Hushovd (Cervélo Test Team) e o alemão Gerald Ciolek (Team Milram), segundo e terceiro, respectivamente. O líder, Alberto Contador (Astana) teve um dia tão descansado quanto possível, tendo em conta a enorme velocidade média da etapa: 46,320 km/h.

Os 178 quilômetros, entre Bourgoin-Jallieu e Aubenas, prestavam-se ao sucesso de uma fuga, pois esta etapa era uma viagem de transição entre os dois pontos mais decisivos da Volta a França: o mais longo contra-relógio da prova, disputado ontem, e a mais dura chegada em alto, marcada para amanhã. Como acontece nas jornadas em que o sucesso de uma fuga é previsível, formou-se um numeroso número de escapados, que chegou a ter 20 ciclistas.



As equipes dos primeiros classificados não estavam interessadas em anular esta iniciativa, mas os blocos dos sprinters tinham outras idéias. O resultado foi uma etapa corrida a alta velocidade, na qual os homens de ataque não tiveram hipóteses. Neste quadro, os sprinters foram de novo chamados a mostrar o que valem. E foi o suspeito do costume a fazer o que melhor sabe: levado pela equipe até às últimas centenas de metros, Mark Cavendish foi o primeiro a arrancar a ninguém conseguiu batê-lo. Foi a quinta vitória do britânico na presente edição do Tour.