segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Federação Catarinense de Ciclismo

PRÓXIMASPROVAS
06/02/2010
Estrada - COPA SUL MASTER
13/02/2010
BMX - COPA INTERCOLEGIAL DE BMX EM BRUSQUE
21/02/2010
DHI - MEETING VERÃO 2010 – DOWN HILL

CBC - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO


CBC - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
CALENDARIO - MTB - 2010
MARÇO
14/mar 14/mar Pedal da Serra MTB Sobradinho-DF XCM XCM CBC Clube Pedal da Serra de MTB
20/mar 21/mar GP Gov Blairo Maggi de XC Barra do Garças-MT XC XC CBC FMTC
27/mar 28/mar Copa Internacional Sundown de MTB - #1 Araxá-MG XC E1 MEL/M23/FEL/MJR/M30 Pedra do Sino
07/abr 11/abr Campeonato Pan-Americano de MTB Guatemala XC DH/4X CC COPACI COPACI
06/mai 09/mai XIII GP de Ciclismo Israel Freitas Macapa-AP XC XC CBC FAC/AP
23/mai 23/mai Copa Paraná de Mountain Bike XCO Campo Largo-PR XC XC CBC FPC/PR
12/jun 13/jun Copa Internacional Sundwon de MTB - #2 São Lourenço-MG XC E1 MEL/M23/FEL/MJR/M30 Pedra do Sino
13/jun 13/jun Down Hill Itabirito Itabirito-MG DH E2 CBC FMC-MG
03/jul 03/jul Copa Santa Catarina de MTB Balneário Camboriu-SC XCP DH/4X E2 CBC FCC
18/jul 18/jul X Corrida Macapá Verão de Mountain Bike - Maratona de MTB Macapa-AP XCM XCM CBC FAC/AP
17/jul 18/jul Campeonato Brasileiro Curitiba-PR XC CN CBC CBC
24/jul 25/jul Open Chapada dos Guimarães de Cross Country Chapada dos Guimarães-MT XC XC CBC FMTC
24/jul 25/jul Campeonato Brasileiro RJ DH/4X CN CBC CBC
08/ago 08/ago Campeonato Mundial St-Wendel/Alemanha XCM CM MEL/FEL UCI
22/ago 22/ago Copa Internacional Sundown de MTB - #3 Congonhas-MG XCP E1 MEL/M23/FEL/MJR/M30 Pedra do Sino
31/ago 05/set Campeonato Mundial Mont-Sainte-Anne/Canada XC DH/4X CM MEL/FEL UCI 07/set 12/set Campeonato Mundial Santa Catarina/Brasil XC DH CM MASTER FCC/SC
19/set 19/set Copa Vzan Internacional Londrina-PR XCP E2 CBC VZAN/CBC
26/set 26/set Campeonato Brasileiro XCM CN CBC CBC
02/out 03/out Open Barra do Graça de Cross Country Barra do Garças-MT XC XC CBC FMTC
17/out 17/out 5ª Copa Sesc Nordeste de MTB Sesc Gravatá / João Pessoa-PB XC XC CBC FPC/PB
31/out 31/out Maranbiker Maranguape-CE XCP XC CBC Maranbiker - FCC/CE
13/nov 14/nov 3º Fest Adbenture de Cross Country Chapada dos Guimarães-MT XC XC CBC FMTC
14/nov 14/nov II Maratona de MTB Macapa-AP XCM XCM CBC FAC/AP
14/nov 14/nov Claro Brasil Ride XCM XCM CBC CBC - CLARO - ROMA
20/nov 21/nov 4º Desafio Pedra de Santo Antonio de DH Fagundes-PB DH DH CBC FPC/PB
Campeonatos Estaduais XC / XCM DH CE CBC Federações
Codificação das provas:
XC Prova de Cross Country
XCM Prova de Maratona
E1 Prova Internacional
E2 Prova Internacional

Comitê Paraolímpico divulga lista de atletas do Projeto Ouro


Lançado em dezembro do ano passado, o Projeto Ouro irá auxiliar os 11 melhores atletas paraolímpicos brasileiros após indicação de suas respectivas associações nacionais e de uma avaliação criteriosa do departamento técnico do CPB sobre as reais chances de cada um deles de conquistar o ouro paraolímpico.Os beneficiados se reunirão com o departamento técnico do CPB, com seu técnico, um representante do seu clube e membros da comissão técnica da seleção brasileira de sua modalidade, para definir seu calendário e planejamento de metas até 2012.O CPB não vai repassar a verba diretamente ao atleta. Além de participar da seleção brasileira, ele terá um trabalho personalizado, de acordo com suas necessidades individuais para que possa manter-se no mais alto nível internacional de Competição.O diretor técnico do Comitê paraolímpico, Edílson Alves Tubiba, deu detalhes deste auxílio que será recebido pelos atletas de primeira linha do Brasil. "O CPB dará ao atleta tudo que ele precisar para se manter em altíssimo nível, menos dinheiro. Então, se ele precisar de uma melhor estrutura física, de equipamentos melhores, assistência médica especializada, psicológica, viagens para competir com os melhores do mundo, tudo. Menos dinheiro", explicou Edílson.Vale lembrar que este é um programa aberto. Assim, atletas poderão ser incluídos ou excluídos dele daqui até 2012, de acordo com suas chances de êxito nas paraolimpíadas de Londres.Já o presidente da entidade, Andrew Parsons, comemorou a nova medida. "Com este programa, o CPB procura oferecer as melhores condições de preparação aos atletas com maior potencial de conquista de uma medalha. "A evolução do esporte paraolímpico no mundo inteiro faz com esse tipo de iniciativa seja necessária para que possamos avançar no quadro de medalhas", destacou o presidente.O Brasil foi o nono colocado nos Jogos paraolímpicos de Pequim, com 47 medalhas, sendo 16 de ouro. Apesar de brigar com potências muito mais fortes economicamente como Rússia e Canadá, o CPB trabalha para melhorar esta colocação em 2012 e sabe que as medalhas de ouro serão fundamentais nessa disputa.
No ciclismo, o atleta contemplado foi Soelito Gohr, atual campeão Mundial de Estrada, categoria LC1.
Com a colaboração: Globo Esporte.

Equipe Scott/Marcondes César já tem data para estréia na Europa


Tour da Turquia será maior objetivo da equipe Scott
Após a participação no Tour de San Luis, a equipe Scott/Marcondes César, já começa a colher frutos da ótima apresentação que fez na Argentina, pois a equipe chegou a estar na vice liderança da competição, após a metade do evento e devido a vários problemas mecânicos, teve o resultado final prejudicado.
A equipe, que vem sendo pioneira em vários progressos para o ciclismo nacional, como o registro de equipe Pro-Continental e pela primeira vez teve uma equipe da Rede Globo viajando para acompanhar o ciclismo fora do Brasil, agora terá mais uma grande inovação para a modalidade no Brasil.
A equipe foi convidada a participar do Tour da Turquia, que acontece entre os dias 11 a 18 de abril, com categoria 2.HC, a maior graduação da UCI, ficando abaixo somente das famosas Tour de France, Giro di Itália e Volta da Espanha. Com essa graduação, a competição só pode ter a participação de equipe Pro-Continantal e Pro-Tour.
“Não vencemos o Tour de San Luis, mas provamos que poderíamos ter vencido e isso foi a maior vitória que poderíamos ter conquistado, que foi o reconhecimento dos organizadores e imprensa especializada em geral, destacando o nosso trabalho e determinação. Com isso, lá mesmo na Argentina, recebemos esse convite; no primeiro momento não acreditados, mas depois que caiu a ficha, verificamos que nosso trabalho já esta sendo reconhecido” Relata o técnico Carlinhos.
O Tour da Turquia é uma competição disputada entre as grandes equipes do calendário internacional e a Scott/Marcondes César terá tempo para se programar e executar mais uma parte do seu ambicioso projeto.
“Participar das mais importantes provas do calendário internacional é um dos nossos principais objetivos nos próximos anos e com isso melhorar o nível técnico de nossos ciclistas, dando bagagem e experiência para nossos atletas até a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Hoje já não é mais um sonho nossa participação em uma prova como o Tour da Turquia e sim uma realidade, mas nossos sonhos são muito mais ambiciosos e tenho a certeza que ano a ano e passo a passo, vamos atingir nossos objetivos.” Completa Carlinhos.
A equipe terá setenta dias para se preparar para esse que será o maior desafio desde sua fundação e a estréia definitiva no calendário da Europa. Assim como no Tour de San Luis, a equipe mais uma vez terá sua viagem acompanhada por uma equipe da Rede Globo de Televisão, que estará disponibilizando a reportagem dessa, que poderá abrir as portas da equipe para o campeonato do “Europa Tour” desse ano.
A equipe de São José dos Campos tem o patrocínio da Prefeitura de São José dos Campos, Scott, Construtora Marcondes César, CIAC Caminhões e Ônibus, Dádiva Distribuidora, PZ Racing, racks Thule, capacetes Scott,restaurante Gramado, Fizik, Contrutora Oliveira Roxo.
Federação Catarinense de Ciclismo.

Sol e areia desafiaram as bikes do Cerapió


Trairi (CE) - Os 82 ciclistas inscritos no Rally de Bikes do Cerapió largaram para a primeira etapa na manhã desta quarta-feira, na cidade de Paraipaba, próxima à capital cearense Fortaleza, e o destino final foi a praia de Flexeiras, em Trairi. Os maiores desafios foram a areia e o calor que desgastaram os atletas no trecho cronometrado de 50 quilômetros. O pernambucano José Roberto do Nascimento (Sundown), da categoria elite, foi o vencedor da classificação geral, seguido pelo piauiense Francisco de Assis Araújo.
A chuva que caiu durante a prova refrescou os atletas do calor intenso, mas também se tornou um obstáculo a mais. “Tivemos de descer da bike e correr cerca de cinco quilômetros, foi muito difícil”, contou Francisco Araújo, da equipe BKG, de Parnaíba (PI).
A lama também prejudicou o ciclista da equipe Sundown, Cícero Márcio da Silva, que foi obrigado a parar no primeiro ponto de apoio para concertar a bike. “A corrente quebrou, mas nem tudo está perdido. Ainda dá pra correr atrás do prejuízo”, disse, esperançoso. O atleta que estava no primeiro pelotão terminou em 12ª lugar.
Devido às altas temperaturas, o diretor de prova cortou dez quilômetros no final da prova, que passava pelas dunas de areia. “Resolvemos cancelar esse trecho por questão de segurança. O desgaste físico dos atletas seria muito grande, e achamos desnecessário que eles passassem por mais essa dificuldade, visto que ainda faltam três etapas”, justificou Zenardo Maia.
A linha de chegada estava no início da trilha que dá acesso às dunas de Trairi. Nesta quinta-feira, a segunda etapa é realizada entre as cidades de Sobral e Ubajara. Os 90 quilômetros de percurso são marcados por subidas e descidas.

Resultado Geral das Bikes – 1ª Etapa
1. José Roberto do Nascimento - PE (Elite) – 1h57min372. Francisco de Assis Araújo - PI (Elite)- 1h58min033. Francisco Ronaldo S Silva - CE (Elite)- 2h03min594. Gilberto de Souza Silva - CE (Sub-30)- 2h04min025. Leonildo de Souza - CE (Sub-40) - 2h05min07
Campeões por categoria
Elite - José Roberto do Nascimento (PE) - 1h57min37Feminina - Renata Redrigues (CE) - 3h05min47Sub 30 - Gilberto de Sousa Silva (CE) - 2h04min02Sub 40 - Leonildo de Souza (CE) - 2h05min07Over 40 - Marco Melo (PE) - 2h23min44Over 50 - Ailton José dos Santos (DF) - 2h42min48.

Gazeta Adventure