quinta-feira, 11 de março de 2010

FAXINAL DO BEPE 4

Bepe 4
Mais uma vez os Pedaludos estiveram no Bepe, na casa de D.Fortunata, um pedal memorável de causar inveja a qualquer um vivente, onde a natureza do trajeto se perde na imensidão do verde e no encanto da mata do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Uma recepção calorosa, onde a ovelha contemplou o cansaço e a cama com colchão de palha recebeu o corpo com aconchego do lugar, quem não foi perdeu, e quem quiser ir não demore, porque logo aquela família vai ter que dar lugar a Natureza. Parabéns aos Pedaludos e em especial ao pedaludo Sergio que é o organizador e desbravador dos pedais.

Nutrição: Perder peso é a alternativa para ganhar um Tour

Ciclistas da elite do ciclismo mundial como Lance Armstrong e Bradley Wiggins encontraram uma alternativa para melhorar o desempenho, perder peso! (Joel Saget / AFP / Getty Images)
Ao longo dos últimos anos temos visto ciclistas profissionais do Tour de France fazendo mudanças significativas em sua composição corporal, resultando em melhorias no desempenho.
Lance Armstrong é o exemplo óbvio, Bradley Wiggins também fez em seu físico, uma mudança bem clara este ano.
Durante o Tour 2009, Wiggins disse: "Em comparação com o Tour 2007, a minha perda de peso significa que eu estou levando o equivalente a seis sacas de açúcar de menos montanha a cima. Perder peso é tudo o que eu posso fazer para me dar a melhor chance na escala que não tomar drogas. "
Como é que os ciclistas pro perdem os quilos?
De acordo com o seu livro O programa Lance Armstrong Performance, Armstrong conta cuidadosamente as calorias que consome, pesar o alimento ou estimar as calorias necessárias com base no seu tamanho.
Ele também planeja o tempo suas sessões de treinamento com cuidado, começando com longos treinos às 11h, pedalar antes do almoço tira a vontade de comer, além do mais você terá que comer barras energéticas ao longo do treino para ganhar energia e fará a sua fome diminuir, antes de retornar para o almoço Lance pedala em torno de 4 horas.
Wiggins, também treina duro antes do almoço para acelerar seu metabolismo durante o dia. Ele também evitou glúten por dois meses, e se abstive totalmente do álcool. Em ambos os ciclistas a perda de peso foi gradual ao longo de um período de vários meses, sem nunca perder muito peso rapidamente.
Houve relatos na imprensa de que Wiggins tinha uma gordura corporal de 4% durante o Tour e que este percentual não seria incomum para ciclistas de elite do sexo masculino.
Pense sobre as conseqüências
No ciclismo profissional, perder peso é muito importante, especialmente para aqueles que querem subir bem e ganhar um Tour. Qualquer excesso de peso, como a gordura corporal só faz o atleta ficar mais lento.
Diminuir sua massa magra muscular na parte superior do seu corpo também o fará subir mais. Quando as margens entre ganhar e perder são tão pequenas a nível da elite, os ciclistas pro tem que olhar todas as vantagens.
No entanto, enquanto o peso do músculo em excesso na parte superior do corpo de um ciclista é peso morto, é vital em outros esportes. Então, se você gosta de correr, nadar ou praticar esportes de equipe, bem como a prática do ciclismo, não adianta apenas perder peso, você terá que perder massa muscular, ou você vai notar uma queda em seu desempenho. Porém cuidado, se você perder gordura corporal demais, sua saúde será afetada.
A perda de peso exige uma análise cuidadosa e não deve ser feito por um capricho. Lembre-se de atletas de elite como Wiggins irá trabalhar com alguns dos melhores cientistas do esporte no mundo para fazer essas mudanças em seu corpo.
O que posso fazer?
Se você está pensando em mudar sua composição corporal pergunte a si mesmo "é a minha composição corporal realmente que me impede de alcançar meus objetivos?" Se você estiver com sobrepeso, este é provavelmente um sintoma de má nutrição, procure um nutricionista ou um nutrólogo para fazer alguma dieta especifica para você.
Para aqueles que gostam de apreciar o off-season, tomando algumas cervejas e mastigando alguns doces, é provável que a sua gordura corporal vá aumentar. Um pequeno aumento na gordura corporal é bom e saudável durante o Outono ou período entre temporadas - afinal, seu corpo e mente precisa de um descanso. No entanto, se você levá-la demasiado longe, você vai ter que voltar em forma em algum momento e isso não é fácil.
A grande variação no peso corporal pode ter um impacto negativo. Uma abordagem mais controlada para perder peso é uma idéia melhor. Diminuir a ingestão de 500 calorias por dia pode levar a perda de 500 gramas de peso em apenas uma semana. Dica: Em primeiro lugar, perca calorias em fontes pobres, tais como:
1. Álcool
2. Gordura saturada
3. Os açúcares simples
4. Outras gorduras
5. Carboidratos
6. Proteína
Feito lentamente, essa diminuição calórica terá menos efeito sobre a sua formação corporal. No entanto, cortar calorias por muito tempo o seu corpo pode começar a sofrer.
Ciclistas Pro que passaram por um programa de emagrecimento
Jan Ullrich: Ganhou o Tour de France em 1997, e Vuelta Espana em 1999 e contra o relógio olímpico em 2000.
Lance Armstrong: Em 1996 Lance Armstrong venceu o Tour de Françe e o mundial da UCI. Pós-câncer o despojado Armstrong foi o vencedor geral do Tour de France por sete vezes consecutivas.
Bradley Wiggins: No Tour de France 2009, um leve Wiggins foi uma proposta diferente nas montanhas, terminando em quarto geral.
Por Dr. Kevin Currell, Triathlon Plus / Materia Bike Radar / Adaptação ao português - Marcos Silveira