quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Trans Andes Challenge termina na Argentina


Dupla mista brasileira vence na categoria Over 60

San Martín de los Andes (ARG) - Após seis dias de ultramaratona de mountain bike, 442 quilômetros e 11.256 metros de ascensão, a Trans Andes Challenge chegou ao fim neste sábado. A largada foi em Pucón, no Chile, a linha de chegada estava na margem do Lago Nonthué, na cidade de San Martín de los Andes, na Argentina. A equipe Brasil Soul MTB, representada por Mário Roma e Adriana Nascimento, ficou na primeira posição da categoria Dupla Mista Over 60.
A dupla Brasil Soul Brothers, com Ulisses Valarelli e Marcelo Sampaio, concluíram na terceira posição da Open Man. Os outros atletas brasileiros que completaram o desafio foram: Rafael Feijo, Tiago Abati, Guilherme Wilhelms, Silvio Ferrari, Raquel Contijo, Sara Andrade, Marcs Gimarães, Alfio Junior, Robert Shaver e Margarida Borges, cada um cumprindo com seus objetivos pessoais.
A Trans Andes Challenge começou com um percurso de 65 quilômetros e 1.276 metros de ascensão, debaixo de sol e 40ºC no seco verão chileno, até as termas de Menetué. O segundo dia foi o mais longo, somando 105 quilômetros e uma ascensão acumulada de 2050 metros, chegando a Coñaripe, em outro dia muito quente e técnico.
A terceira etapa fez um laço de 57,5 quilômetros e 1.512 metros de ascensão, partindo e retornando das Termas de Coñaripe. O destaque do dia foi o dowhill final, bastante técnico e com vista para três vulcões e cachoeiras. No quarto dia, houve um corte de 20 quilômetros, deixando o trecho cronometrado com 55 até o Parque de Huilo-Huilo, e 1.500 metros de subidas. A chuva que caiu durante a prova amenizou um pouco o calor.
O quinto dia foi mais uma vez em formato de laço, partindo e chegando ao Parque de Huilo-Huilo, após 68,5 quilômetros e 2.415 metros de ascensão. Foi um dia tumultuado por causa das marcações no percurso que confundiram a maioria dos atletas, além da chuva fria que caiu durante o percurso duríssimo.
Para fechar com chave-de-ouro, a sexta etapa foi considerada a mais bela da Trans Andes Challenge, passando por neve a 1.400 metros de altitude. O pelotão largou de Huilo-Huilo e chegou a Nonthué, na Argentina, depois de percorrer 70 quilômetros e 1.680 metros de subidas. O céu azul e o sol conflitavam com o vento gelado. Porém, ao cruzar a linha de chegada, todos se aqueceram com a felicidade de concluir este desafio épico.
Gazeta Adventure