domingo, 26 de julho de 2009

Tour 2009 - 19ª Etapa: Mark Cavendish ganha pela quinta vez



Por José Carlos Gomes - Jornal Ciclismo/Portugal
Num dia de tréguas na luta pela camisa amarela, a 19ª etapa da Volta a França assistiu a mais um duelo de sprinters, com o desfecho do costume: o britânico Mark Cavendish (Team Columbia-HTC) foi o mais rápido, superando o norueguês Thor Hushovd (Cervélo Test Team) e o alemão Gerald Ciolek (Team Milram), segundo e terceiro, respectivamente. O líder, Alberto Contador (Astana) teve um dia tão descansado quanto possível, tendo em conta a enorme velocidade média da etapa: 46,320 km/h.

Os 178 quilômetros, entre Bourgoin-Jallieu e Aubenas, prestavam-se ao sucesso de uma fuga, pois esta etapa era uma viagem de transição entre os dois pontos mais decisivos da Volta a França: o mais longo contra-relógio da prova, disputado ontem, e a mais dura chegada em alto, marcada para amanhã. Como acontece nas jornadas em que o sucesso de uma fuga é previsível, formou-se um numeroso número de escapados, que chegou a ter 20 ciclistas.



As equipes dos primeiros classificados não estavam interessadas em anular esta iniciativa, mas os blocos dos sprinters tinham outras idéias. O resultado foi uma etapa corrida a alta velocidade, na qual os homens de ataque não tiveram hipóteses. Neste quadro, os sprinters foram de novo chamados a mostrar o que valem. E foi o suspeito do costume a fazer o que melhor sabe: levado pela equipe até às últimas centenas de metros, Mark Cavendish foi o primeiro a arrancar a ninguém conseguiu batê-lo. Foi a quinta vitória do britânico na presente edição do Tour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário