domingo, 26 de julho de 2009

Equipamentos de mountain bike

Há algumas diferenças básicas da bicicleta de mountain bike para a de estrada. Começando pelos pneus, que são mais grossos e possuem mais sulcos, que absorvem o impacto, têm maior aderência e dão mais controle em terrenos acidentados e enlameados.

Os amortecedores são para reduzir o impacto e dar maior controle da bicicleta. Os quadros são reforçados, principalmente em modalidades com saltos e quedas que exigem mais resistência do equipamento. O guidão também é mais alto, já que é mais importante o controle e o conforto do que a velocidade.

O aro é de 26” e reforçado, para que não amasse nos obstáculos e impactos. As marchas são maiores e mais leves para amenizar o grande esforço que o ciclista tem que fazer para andar em trilhas e estradas de terra.

Outros ítens como capacete, luvas e óculos são indispensáveis no mountain bike. No vestuário, camisa de tecido especial, como o “coolmax”, ajuda a evaporar a transpiração. A bermuda de tecido elástico, bem colada no corpo para não prender os movimentos, são acolchoadas para amenizar a dor em provas muito longas. Muito útil também, as sapatilhas fixam os pés ao pedal melhorando o desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário