domingo, 26 de julho de 2009

Modalidades do Ciclismo


Competições de mountain bike
Conheça as diferentes formas de pedalar fora da estrada


Mountain bike, como o nome já diz, é a prática de andar de bicicleta em montanhas. A derivação do esporte gerou diferentes categorias, todas praticadas em terrenos naturais. São elas:

Cross Country

Provas de velocidade disputadas em circuitos fechados, onde se dá várias voltas, normalmente com mais de 30 km. Praticado em variados tipos de terrenos, com obstáculos naturais, e pode ter trechos de estrada de terra ou até trechos curtos de asfalto.

A bike deve ser leve, porém resistente, pois os terrenos são acidentados. Exige um grande preparo físico para as pedaladas longas e pesadas. As velocidades não costumam passar dos 50 km/h.

Trip Trail ou Maratona


Semelhante ao cross country, mas o percurso é realizado de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo da largada. Caso seja um circuito fechado, os ciclistas só completam uma volta.

São provas longas, que exigem muita resistência física e bom preparo psicológico. Algumas provas muito longas, chamadas também de maratonas, podem durar dias. No Brasil, temos a Iron Biker, o Big Biker e o MTB Trip Trail Ecomotion.

Downhill

Competições realizadas em um percurso só de descidas, em terreno íngreme e irregular, e trechos muito técnicos passando por raízes, pedras, saltos, degraus, e outros obstáculos. As distâncias são curtas, em média 4 km, e a velocidade pode chegar a 80 km/h.

Os ciclistas realizam o percurso individualmente, e é feita a tomada de tempo. Vence o mais veloz. Por ser uma modalidade que apresenta situações de risco, exige acessórios de proteção como capacete fechado, joelheira, caneleira, cotoveleira, colete e macacão comprido.

A bike de downhill deve ter duas suspensões, pneus grossos, freio a disco, e normalmente são pesadas, podendo chegar a 20 kg.

Existe também o uphill que é um percurso só de subidas, que exige uma bicicleta leve. Pode ser praticado com bikes de cross country.

Dual Slalom e 4x

O percurso, em terreno inclinado, possui bandeiras por onde o atleta deve passar, fazendo muitas curvas fechadas. No dual slalom, dois competidores correm em pistas paralelas, e no 4x, quatro ciclistas disputam em uma única pista.

Trial


A pista é toda composta de grandes obstáculos como latões, muros, mesas altas, escadas, cavaletes e carros, que o atleta deve pular com a bicicleta. O competidor começa com determinada pontuação, que vai perdendo conforme encosta os pés no chão.

A bicleta de trial tem o quadro pequeno e reforçado, freio hidráulico, protetor debaixo da coroa, aros menores e pneus mais vazios que permitem quicar. O pneu traseiro não possui câmara e é mais largo para dar impulso.

Bicicross ou BMX

Provas disputadas em um circuito fechado, onde se dá diversas voltas. Possui obstáculos como saltos e curvas de parede. As bicicletas são menores, de aro 20”, e os competidores geralmente são jovens.

Enduro de Regularidade


Disputada em trilhas, normalmente em duplas, os competidores seguem uma planilha que contém as referências do percurso que deve ser seguido, e os dados que indicam a média horária estipulada pela organização para percorrer os trechos. Todos os competidores iniciam com zero ponto e irá acumular pontos de acordo com seus atrasos e adiantamentos. Vence o mais regular, que terá menos pontos.

Estrada

Praticado no asfalto, em bikes especiais super leves e de aerodinâmica arrojada, o ciclismo de estrada, ou o speed, é um dos esportes mais populares do mundo. As provas podem ser realizadas em estradas, como o Tour de France, mundialmente conhecido pela sua longa distancia e vários dias de duração. Ou em circuitos fechados e velódromos, como a prova ciclística nove de julho, uma das mais tradicionais do ciclismo brasileiro. Aqui o objetivo é sempre o mesmo, ser o mais rápido e primeiro na linha de chegada. Resistência e explosão, em alta velocidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário