quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

DICAS DE TREINAMENTO PARA CICLISTAS

Espero que alguma vez você tenha tido um treinador que marcou positivamente a sua vida. Essa pessoa pode ter sido seu técnico de basquete no primário ou seu técnico de futebol no ginásio, e a partir desse dia, quando você pensa nele você sorri. Talvez você não tenha percebido como a importância dessa pessoa, mas que alguma vez você tenha tido a chance de refletir e descobrir a grande influencia que ela teve na sua vida. Foi ela quem ajudou a modelar quem você é e provavelmente te ensinou muitas lições importantes. Esse técnico provavelmente teve também um treinador na sua vida atlética que deu a ele as ferramentas que o transformou num atleta de sucesso, do mesmo jeito que o seu treinador passa para você hoje!
A idéia geral é que um treinador é apenas uma pessoa que treina os atletas, ou organiza estratégias de jogo para um time em uma partida de um jogo. Essa definição é muito limitada. Um bom treinador deve ser melhor que isso. Deve ajudar seus atletas a melhorar seus desempenhos de maneira individualizada.
Bons técnicos devem comunicar freqüentemente com seus atletas, além disso, deve ser claro, possuírem competência e confiança. Devem ajudar as pessoas a olharem para dentro de si e a alcançar seus objetivos, que às vezes parecem impossíveis de serem concretizados sozinhos. Por isso o técnico deve ter a capacidade de lidar com a pessoa num nível mental e individual, procurando captar suas principais necessidades.. É injusto esperar que todos atletas respondam de uma maneira idêntica a um treino, e que um atleta responda do mesmo jeito todo o tempo. Só porque uma técnica funcionou uma vez não significa que ela sempre funcionará. Treinadores devem ser capazes de se adaptar para cada indivíduo e para cada situação.
Um provérbio chinês diz que um professor pode abrir uma porta, mas o aluno tem que passar por ela sozinho. Treinar envolve um princípio similar. O técnico dá as ferramentas para o atleta e este deve colocar a sabedoria em ação e tomar a decisão de se tornar um atleta melhor. Mas um técnico não dá a confiança que o atleta precisa. Esta é adquirida pelo atleta através de experiências vividas juntamente com o seu técnico. A media que o treino evolui, eles poderão olhar para frente e visualizar os próximos desafios com o conhecimento adquirido durante a jornada de treino. Esse conhecimento dá a eles a certeza que são capazes de conquistarem com sucesso os obstáculos.
Escute os professores da sua vida e tire vantagens das oportunidades de aprender. Com esse processo você vai desenvolver a capacidade de adquirir o conhecimento e as técnicas para melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos.
ENVOLVENDO O TREINO FISCO COM O MENTAL
Na metade de dezembro quando decolei para do Colorado Springs e fui para Austin- Texas onde passei alguns dias com Lance Armstrong. Nesse período ele decidiu seu plano e objetivo para a temporada de corrida do ano seguinte. Os dias em que passo com Lance são muito valiosos, pois discutimos seus objetivos e suas estratégias. Esse é um processo mental que vai semear seus desejos e dedicação para seu treino e calendário e corrida de 1999.
Minha jornada como treinador do Lance fez com que eu percebesse a importância de todos os atletas profissionais se submeterem a um treinamento mental. Por passar uma parte da minha vida sendo ciclista, treinador e administrador eu já vi atletas se tornarem campeões olímpicos e outros com o mesmo talento nunca alcançarem seu potencial atlético. Por Quê? Eu acredito que este atleta nunca envolveu os vários aspectos mentais necessários para obter sucesso nos programas de treinamento físico.
Encorajar os atletas a perceberem a conquista de seus próprios sucessos não é sempre fácil. O processo mental deve ser integrado com os treinos que modelam seus corpos e as técnicas que melhoram suas habilidades que os guiam para a vitória. Isso é profundo, HOLISTIC APPROACH que não separa o mental dos fatores físicos do sucesso, mas preferencialmente mescla os dois no dia a dia do treino.
DESEJO
O sucesso começa com o desejo que o dirige para alcançar seus sonhos. Lance desejou a camisa amarela do Tour de France, mas antes dele começar a lutar por ela, ele usou sua habilidade presente para alcançar seus sonhos. Gosto que meus atletas perguntem a eles mesmos: “Com relação aonde quer chegar, aonde estou? Quando você responder isso, imagine o lado de fora da caixa. Imagine o resultado final, para seguir com determinação a rotina diária dos treinos.
‘’Fazer a análise’’ significa que você precisa examinar suas atividades de uma perspectiva diferente. Por exemplo; eu já tive atletas que me disseram algo assim “Há dois anos eu só fiz longos, SLOWMILES nessa época do ano eu estava voando, mas agora eu não consigo sair da frente do meu próprio caminho”. Ou algo parecido. Esses atletas não estão pedalando fraco simplesmente porque estão pedalando longo, SLOW MILES. Eles caíram na rotina fazendo a mesma coisa ano após ano. Eles acham que porque uma rotina de treinamento funcionou uma vez vai funcionar sempre, mas não é bem assim. Muitos fatores interferem no nosso desempenho físico e mental. Então o que os atletas devem fazer? Devem abolir esse jeito normal que estavam treinando antes. Precisam de novas perspectivas e analisar onde querem chegar. Quando chegar a essas conclusões uma nova visão de treino vai aparecer. Atletas têm que perceber que os novos fatores devem ser considerados à medida que se evolui no treinamento, e também devem estar sempre abertos para novas formas de treino, se esperam continuar fazendo sucesso.
FAÇA AS SUAS PRÓPRIAS REGRAS
O desempenho nos esportes de resistência não é uma ciência. Não existe um livro de receitas para alcançar o sucesso. Não pense que se você seguir passos “a”, “b” e “c”, você se tornará um campeão mundial. Infelizmente não existe esse tipo e sorte. Somos individuais e somos regidos por diferentes regras que modelam nossos corpos e nos motiva. Não há apenas um único caminho para fazer uma coisa. Ë você que faz seu caminho, escolhendo o que você acha certo e excluindo o que você acha errado. No início de 1998 parecia que Lance ia limitar sua participação nas corridas, e em provas que duravam muitos dias ou semanas. Naquela época parecia ter alguma razão física que explicava a falta de sucesso nas corridas. Ele trabalhou com seu time de conselheiros, incluindo o gerente do time U.S Postal Service, Jim Ochowicz, e eu para desenvolver uma nova estratégia de corrida.
Nós mudamos as regras de como o Lance ia “jogar”. Durante Março e Abril, Lance competiu um pouco menos de 12 corridas. Esse não era THE TRIED-AND-TRUE APPROACH, mas na sua primeira corrida na Europa ele venceu. Lance fez suas próprias regras e correu com mais sucesso que jamais tinha corrido. Antes de você correr atrás do seu desejo, você deve saber exatamente o que eles são e onde você está em relação a eles. Você também deve ter coragem de fazer suas próprias regras e não se deixar ser governado por limitações pré-estabelecidas por você mesmo.


Por Chris Carmichael – técnico de Lance ArmstrongParte 1 TREINANDOIntrodução para o treinamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário